banner-oab

banner-caa

banner-trt

banner-tjmg

banner-trf

banner-tst

banner-stj

banner-stf
quadraTrabalheConosco

Visitantes Online

159112

Congresso Luso-Brasileiro no Ano de Portugal e Brasil


Foi realizando nos dias 17 e 18 de dezembro de 2012, em Mação, o Congresso Luso-Brasileiro de interfaces multidisciplinares do Direito para a gestão integrada do território.

No Auditório do Centro Cultural Elvino Pereira, em Mação, se reuniram profissionais portugueses e brasileiros para um interessante debate sobre novos paradigmas e novos compromissos para o desenvolvimento sustentável.

Norma Rodrigues, em representação da AIP – Associação Industrial Portuguesa, referiu o trabalho que a AIP tem vindo a desenvolver neste âmbito, nomeadamente com a criação do Fórum Responsabilidade Social e disse estar “muito feliz pela realização deste Congresso apenas 6 meses depois do Rio+20”.


Gestão integrada do território


Refira-se que este Congresso é promovido pelo Instituto Terra e Memória (ITM), de Mação, e a Seccional do Rio de Janeiro da Ordem dos Advogados do Brasil, em conjunto com a Câmara Municipal de Mação, o Instituto Politécnico de Tomar e a IBIO (Brasil). Tem o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.

Ainda no período da manhã foi feita uma homenagem pública de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido nas questões do meio ambiente tendo sido homenageados Wadih Damous Filho, Celso Fiorillo, Mário Werneck, Marcelo Dantas, Henrique Mourão, Flávio Hamed e Inguelore Sgueunemann.

Ao longo do dia têm estado a decorrer importantes palestras à volta das temáticas da gestão integrada do território, as questões legais das colecções artísticas e arqueológicas, os instrumentos jurídicos de planeamento e estruturação da gestão territorial urbana, entre outros. Terá ainda hoje lugar uma palestra pelo Prof. Doutor Augusto Mateus sobre Globalização e dinâmicas económicas regionais. Deste Congresso prevê-se que sairão importantes premissas para o delinear de novas estratégias para o desenvolvimento sustentável dos dois países.

O Congresso, que faz um primeiro balanço da Rio+20 seis meses após a sua realização integra-se no programa do Ano de Portugal no Brasil e tem a colaboração da Associação Industrial Portuguesa-CCI e da Confederação Nacional da Indústria, do Brasil.


Futebol e Cultura na Copa do Mundo


A marcar o começo dos trabalhos deste Congresso destaque para a assinatura de um Protocolo entre o Instituto Terra e Memória (ITM) de Mação, a empresa ARGO (Arte, Património e Cultura) e o Instituto Praservare. Este projecto aposta na preservação do património desportivo e na identidade através da memória. Intitulado “Futebol e Cultura na Copa do Mundo”.

A ARGO desenhou um projecto de raíz, que o ITM assumiu e promove, contribuindo para a educação e formação dos adeptos e dos cidadãos em geral. Refira-se que o projecto do Museu do Sport Lisboa e Benfica foi desenvolvido pela ARGO em 2009 reunindo actualmente condições de preservação ímpares tornando-se em Portugal e no Mundo pioneiro no que respeita à aliança Desporto, Cultura, Tecnologia e Inovação usando como veículo o seu vasto Património.

O Projecto que o ITM e a ARGO desenvolveram tem, entre outros, o objectivo de promover novos paradigmas que sensibilizem clubes, organismos desportivos, investigadores, investidores e empresas para a importância do desporto nos processos de análise e compreensão das sociedades. Pretende-se que a própria função de Museu surja numa óptica de gestão integrada de território, onde a cultura é o eixo central. Luiz Oosterbeek referiu o trabalho que o Instituto terra e Memória de Mação tem vindo a desenvolver e referiu a importância de “hoje a aqui se assinar este protocolo apresentando esta proposta inovadora que o ITM e a ARGO propõem agora no Brasil, no âmbito da Copa do Mundo”.

Praeservare

comissao

quadraSTJ

quadraTST

Publicações em Destaque

                livro-5         livro-1          livro-2          livro-3           livro-2           livro-6          livro-7